Brasileiro sabe que ladrão rouba qualquer coisa que tenha valor: rodas, retrovisores e até gasolina já entraram no rol dos itens mais desejados pela bandidagem. Mas agora há mais um item cobiçado pelos criminosos: o catalisador. O equipamento virou algo de ladrões do mundo inteiro, que estão roubando o componente em plena luz do dia.

Um vídeo feito por um morador de Sacramento, na Califórnia (Estados Unidos) mostra dois bandidos tentando roubar o catalisador de um Toyota Prius no meio da rua, escondendo apenas seus rostos. Nas imagens é possível ver um homem debaixo do híbrido cortando o escapamento, enquanto o comparsa o ajuda com ferramentas.

Quando confrontado pelo homem que faz o vídeo, o segundo bandido o ameaça com um maçarico, também usado para cortar o escapamento. Em seguida surge mais uma pessoa, que diz ser neto da proprietária do Prius, e acabam afugentando os criminosos antes que conseguissem levar o catalisador.

Essencial para o controle de emissões do carro, esse componente possui uma colmeia cerâmica repleta de metais nobres, como ródio e platina. Por conta disso ele passou a ser cada vez mais cobiçado pelo crime — no Brasil um catalisador novo pode custar R$ 1 mil ou mais, dependendo do modelo.

Os principais alvos são modelos das décadas de 1990 e 2000, que possuem o equipamento posicionado no meio do assoalho, facilitando sua rápida remoção. Nos últimos anos o catalisador começou a ser fixado mais próximo do motor, para acelerar seu aquecimento e reduzir as emissões.

O lado negativo disso (para os ladrões) é que seu furto é muito mais complexo, já que nestes casos a peça fica em um local mais apertado, entre o motor e a parede corta-fogo. Carros usados frequentemente também estão mais protegidos: como o catalisador pode chegar a 600ºC, sua remoção quando o veículo acabou de ser estacionado é muito mais difícil e perigosa.

Casos de roubo de catalisador no Brasil já começam a surgir, e pouco há para se fazer além de evitar estacionar o carro em locais ermos. E, se você vir uma gangue agindo na rua, nunca faça como o americano do vídeo: chame a polícia e não entre em contato com os criminosos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here