A partir de 2030, a Volvo só venderá carros elétricos. Parece radical? Não se preocupe. Até lá, a fabricante sueca promoverá um “período de transição”. E ele já começou. Desde o começo do ano, todos os modelos dotados apenas de um motor a combustão foram tirados de linha. Restaram apenas os híbridos.

O segundo movimento é o lançamento do carro das fotos. É o XC40 Recharge Pure Electric, o primeiro veículo elétrico da Volvo. Além da óbvia diferença na propulsão, a novidade pode ser reconhecida pela cobertura plástica na dianteira, no lugar onde ficaria a grade aberta para ajudar a resfriar o motor – função dispensada nos elétricos.

Volvo XC40 elétrico é caminho sem volta para futuro sem motores a combustão

Falando as especificidades, o XC40 elétrico tem um motor em cada eixo. Somados, eles entregam 413 cv e 67,3 kgfm de torque. Em nosso teste, acelerou de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Mais rápido do que um Porsche Taycan Cross Turismo.

A autonomia, de 418 km, está entre as maiores dos elétricos disponíveis no Brasil. Só que você só fica sabendo exatamente quanto pode rodar, quando o alcance estiver no limite – faltando 50 km. Até então, a única informação disponível é a porcentagem de carga das baterias – tal como nos smartphones.

A sensação de estar em um celular com rodas só aumenta ao ingressar na cabine. Não há botão de partida, seletor do modo de condução ou tecla para o freio de estacionamento. Para dirigir, basta selecionar o modo Drive na alavanca de câmbio e acelerar.

XC40 elétrico não tem botões de partida ou de freio de estacionamento — Foto: Renato Durães

Nem mesmo a central multimídia é convencional. O aparelho, de 9 polegadas, foi desenvolvido pelo Google. Assim, em vez de parear o celular por cabo, basta fazer login na conta da gigante da tecnologia.

Essa forma disruptiva é como a Volvo vê os carros daqui pra frente. Após um certo tempo, tudo isso fica mais natural. Ainda bem, porque, para a marca sueca, essa é um caminho sem volta.

Por enquanto, o XC40 não tem concorrentes diretos no Brasil — Foto: Renato Durães

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here