Um VW Fusca geralmente não teria chance alguma em uma corrida contra um veículo esportivo. Mas com algumas modificações, o hatch pode surpreender. Para provar isso, o canal do Youtube CarWow promoveu uma drag race entre um Porsche 911 GT3 RS e um VW Fusca 1972 equipado com o motor de um Tesla Model S.
O Porsche é mais potente: tem 527 cv ante os 456 cv do modelo elétrico. O Fusquinha, porém, tem mais força e é mais leve: são 68,83 kgfm e 1050 kg – o GT3 gera 47,92 kgfm e pesa 1430 kg.
Na pista, os carros têm disputas acirradas. Na primeira arrancada, o Porsche vence. Mas logo depois, na segunda corrida, o Besouro elétrico se mostra eficiente e deixa o esportivo para trás.
O Fusca 1972 venceu algumas das arrancadas contra o Porsche 911 — Foto: Reprodução/YouTube
Uma terceira prova foi feita e o Fusca mostrou para o que veio: venceu o Porsche por um triz. O hatch percorreu aproximadamente 402 metros em 11 segundos, enquanto o GT3 completou o percurso em 11,1 segundos.
De acordo com os pilotos, uma outra vantagem do Fusca é o motor elétrico da Tesla, que dispensa o uso do câmbio. Desse modo, a potência é transferida de imediato para o carro. O Porsche, como tem câmbio manual, perde tempo e potência ao fazer as trocas de marcha.
O Porsche 911 GT3 RS se destaca pela potência: são 527 cv — Foto: Reprodução/YouTube
Depois de duas vitórias do hatch e uma do esportivo, uma nova etapa de corridas é iniciada. Dessa vez, os motoristas resolvem começar as arrancadas com os veículos já em movimento. Com seu câmbio manual, o Porsche consegue transferir mais potência em curto prazo e vence. Outro ponto que faz o Fusca perder para o esportivo é a velocidade máxima: o modelo chega a 210 km/h, enquanto o GT3 consegue atingir 310 km/h.
O Fusca elétrico tem velocidade máxima de 210 km/h — Foto: Reprodução/Youtube
Para finalizar, é feito um teste de frenagem. O Fusca teve os freios originais substituídos por pinças mais modernas, mas mesmo assim não consegue superar o Porsche. Um dos pilotos até brinca e diz que os freios do 911 são maiores que as rodas do hatch elétrico.
Depois da sequência de provas, o GT3 é considerado o campeão por ganhar mais vezes. Mas, convenhamos, o carro clássico da Volkswagen deu um belo trabalho para o esportivo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.