Tudo começou com um macarrão instantâneo vendido na Ucrânia, negócio que lhe rendeu US$ 150 milhões pagos pela Nestlè. Hoje, Pham Nhat Vuong é um bilionário vietnamita que fez o que muitos gostariam de realizar, ter sua própria marca de carros. Nesse caso, a VinFast.
Nascida em 2018, a marca do Vietnã está dando passos bem largos em seus primeiros anos. Após lançar dois carros de luxo baseados em plataformas da BMW, a VinFast montou um time internacional e agora quer dar um salto, vender nos EUA.
A proposta da VinFast não passa pelos luxuosos Lux A2.0 e Lux SA2.0, mas é sustentada por outro crossover, que será o primeiro carro elétrico do Vietnã. Esse modelo já roda em testes e Nhat Vuong não se intimida em mostra-lo oficialmente. Claro, ainda sob camuflagem.
Tal como os outros dois modelos citados, o novo carro foi desenhado pela Pininfarina e terá baterias de lítio da LG Chem. De acordo com a VinFast, o SUV terá motores elétricos (provavelmente dois) somando 408 cavalos e autonomia em torno de 500 km, mas não se sabe em qual padrão de homologação.
Se o produto da marca vietnamita seguir alguns concorrentes no segmento premium, provavelmente a autonomia real será de 400 km ou pouco mais, sendo então os 500 km sob o ciclo NEDC ou equivalente em laboratório.
Pouco se sabe sobre os detalhes comerciais da VinFast nos EUA, mas dadas as circunstâncias de ser marca nova e pequena, pode acabar indo para o e-commerce, assim como a Tesla.
O certo é que a VinFast confirma o lançamento do crossover elétrico para o Salão de Los Angeles (se este acontecer de fato, devido ao coronavírus), em novembro.
No Vietnã, a marca vende ainda o Opel Karl como Fadil, tendo ainda uma gama de motos e bicicletas elétricas. Entre janeiro e março, a VinFast vendeu 5.124 carros no país e é a quinta mais emplacada por lá.