Se colocar um veículo para carregar na tomada de casa ainda é uma inovação em fase de acomodação no Brasil, utilizar o automóvel como fonte de energia de um lar é uma verdadeira visão do futuro. Mas a possibilidade já é real e tem aplicabilidade prática, apesar de parecer algo distante da nossa realidade.
Durante uma semana de inovação, em que mostrou suas apostas para uma mobilidade mais sustentável, a Nissan apresentou duas situações reais em que o Leaf – atual elétrico mais vendido no mundo – foi utilizado como fonte de energia.
A primeira delas acontece em situações de emergência causadas por desastres naturais no Japão, quando a montadora envia veículos de resgate para abastecer, com energia, povoados e casas que estão desamparadas.
As baterias do veículo – que têm autonomia para rodar 389 quilômetros – são capazes de abastecer um lar brasileiro durante quatro dias. Nos desastres naturais, são enviados 14 Leafs capazes de aquecer cobertores elétricos, água para culinária, ligar equipamentos de UTI, entre várias outras ferramentas necessárias para o socorro da população.
Alívio na conta de energia
Na visão de futuro da Nissan, essa função do carro elétrico será utilizada não só em situações de emergência, mas no dia a dia das cidades, que terão cada vez mais fontes de energia limpa, como solar e eólica. Nesse sentido, o veículo poderá ser utilizado para guardar sobras de produção e otimizar o consumo, abastecendo a casa em horários mais propícios.
É nesse modelo que seis Leafs são utilizados em um prédio corporativo da Nissan no Japão. Os carros são carregados pela manhã, quando, pela lei japonesa, a energia é mais barata. No horário de pico – quando a energia é mais cara e há mais pessoas usando – são os Leafs que abastecem o prédio, gerando uma economia de US$ 19 mil por ano para a empresa.
Em Fernando de Noronha, por exemplo, boa parte dos carregadores elétricos funcionam gratuitamente e à energia solar. Seguindo essa lógica, seria possível abastecer a casa quatro dias com apenas uma recarga. Uma economia e tanto na conta de energia.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.