“Uma carrinha a gasóleo reboca um gerador a gasolina para carregar um carro elétrico. O futuro vai ser brilhante”, lê-se num tweet, publicado no dia 14 de junho.
Através de uma pesquisa reversa da imagem, o Polígrafo encontrou a fotografia original, partilhada pela empresa ÖAMTC no Facebook e no Twitter, em publicações que remetem para 29 de maio de 2019. Já nessa altura, a imagem tornou-se viral nas redes sociais, tendo sido verificada pela agência “Reuters“.
“Quando a bateria não aguentar mais, trazemos-lhe sumo fresco! O nosso Mobile Powerbank para automóveis elétricos passou com sucesso no seu primeiro teste prático. Após apenas cerca de 20 minutos, o Mercedes elétrico tinha energia suficiente para trazer o nosso colaborador para a próxima estação de carregamento sem quaisquer problemas. Achamos isto bastante eletrizante!”, escreveu a empresa – que fornece serviços rodoviários de emergência e testes de segurança anuais – no Facebook.
No Twitter a legenda é semelhante: “Eletrizante! O nosso Mobile Powerbank para carros elétricos passou com sucesso no seu primeiro teste. Após cerca de 20 minutos, o Mercedes elétrico já tinha energia suficiente para levar o nosso colaborador para a próxima estação de carregamento sem quaisquer problemas”.
Cerca de um mês depois, um utilizador do Twitter questionou a empresa sobre as informações que andavam a circular online: “Há uma série de posts que utilizam esta imagem alegando que o carro que reboca o reboque é a diesel (provavelmente verdade) e que o carro está a ser carregado por gerador a gasolina (provavelmente não é verdade?)”.
No próprio dia a ÖAMTC esclareceu: “A fotografia foi, na verdade, mal interpretada: Isto não é um gerador a gasolina, mas um banco de energia móvel para carros elétricos. O veículo de assistência não é (ainda!) um carro elétrico. Embora na cidade de Viena já estejamos na estrada com bicicletas elétricas”.
Contactado pela “Reuters”, Christian Klejna, especialista técnico da ÖAMTC, explicou que o Mobile Electric Vehicle Charger “consiste em várias células de lítio e pode fornecer eletricidade de até 12 quilómetros a um veículo elétrico”. De acordo o especialista, estas baterias de lítio são carregadas através de cabos de rede pública com uma tomada normal de 220 volts.
Nota editorial: a classificação deste fact-check foi atualizada no dia 30 de Julho de 2022, tendo passado de “Descontextualizado” para “Falso”.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: