29-10-2019 14h27 por KBB – Renan Rodrigues
Um carro “meio híbrido” combina a propulsão do motor a combustão com um sistema elétrico de maior voltagem
Um carro “meio híbrido” combina a propulsão do motor a combustão com um sistema elétrico de maior voltagem. Nos últimos lançamentos, especialmente do mercado de luxo, se tornou comum o uso da expressão “meio híbrido” ou ainda “híbrido-leve”. Até mesmo a nova geração do Volkswagen Golf contará com versões com essa tecnologia. Mas como funciona esse tipo de veículo? A KBB vai te explicar.
Basicamente, graças ao aumento da necessidade energética dos sistemas dos veículos, as fabricantes enxergaram a necessidade de encontrar outras fontes de energia além da bateria de 12V, que já não é tão adequada à nova demanda. Sendo assim, criaram sistemas de 48V compostor por um motor elétrico que funciona como alternador, baterias de 48V e um inversor de corrente.
Esse tipo de sistema auxilia o motor a combustão e também mantém todos os sistemas elétricos do carro em conjunto com a bateria de 12V. Esse conjunto é capaz até de funcionar com o motor a combustão desligado. Quer entender melhor? Confira no vídeo abaixo: