09 de novembro, 2019

Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Zero emissão. Modelo chega no momento em que a montadora e suas conterrâneas anunciam a instação de 30 novas estações de recarga

A Volkswagen também se rendeu aos veículos eletrificados no Brasil e iniciou, neste mês, a importação do Golf GTE. Junto com o carro, a montadora lança também no mercado um patinete e uma bike elétricas – assim completar o ciclo da mobilidade urbana.

Inicialmente o Golf GTE estará disponível em três concessionárias da marca, em Brasília, São Paulo e Curitiba. Seu preço sugerido é de R$ 199.990, com pacote fechado de equipamentos.

O carro chega em um momento em que a Volkswagen – junto com as conterrâneas alemãs Audi e Porsche – firmam parceria com a empresa EDP, para a instalação de 30 novas estações de recarga de veículos elétricos no País.

Serão 29 postos de 150kW e um de 350kW – capazes de reabastecer a bateria de um carro elétrico rapidamente – e mais 30 equipamentos de 22kW (AC). Assim, cada um deles terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. Elas serão instaladas nas rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt. Nenhuma em Minas.

Leia também: MUUV chega a BH de patinetes e E-Bikes

A rede será interligada a outras já existentes, a fim de conectar um total de 64 pontos de carregamento e formar um corredor de 2.500 quilômetros de extensão. Vai ligar os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo e Santa Catarina (de Vitória a Florianópolis).

Autonomia

O Golf GTE pode ser conduzido no modo totalmente elétrico por cerca de 50 quilômetros, o que atende à demanda de 2/3 da população que vive nos grandes centros urbanos, ou de sete em cada 10 pessoas.

O usuário pode rodar todos os dias sem emitir CO2, sem ruído e gastando muito menos. Para rodar 50 quilômetros dia, vai desembolsar R$ 5, conforme o preço estimado da energia na região Sudeste.

Segundo a Volks, o modelo pode chegar até o centro urbano no modo puramente elétrico. A partir daí, o cliente pode optar pelo patinete elétrico ou a bicicleta elétrica Volkswagen. Belo Horizonte, por exemplo, já possui a oferta de ciclovias, sobretudo na região central, Pampulha e Savassi.

A bicicleta elétrica tem motor elétrico de 350W e atinge velocidade máxima de 25 km/h no modo elétrico, com autonomia de 30 quilômetros. E o patinete também tem motor elétrico de 350W, com autonomia de 20 quilômetros. A velocidade máxima é de 25 km/h – o freio na roda traseira é a disco. Sua capacidade de peso é de 100 kg.

Dois mundos

São dois motores neste Golf: um a combustão de 1,4l TSI com 150 cv e um motor elétrico de 75 kW (102cv). Combinados, oferecem potência de 150 kW (204 cv). Se o motor elétrico for a única fonte de força de propulsão, pode atingir velocidades de até 130 km/h.

Quando toda a potência combinada do sistema é utilizada, o GTE vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, atingindo velocidade máxima de 222 km/h.

Leia também: Novos AMG já estão na Bamaq

A autonomia total, incluindo o motor elétrico e o motor a gasolina, ultrapassa 900 quilômetros.No modo elétrico, basta acionar um botão ao lado do câmbio para entrar no “e-mode”. Nessa condição, apenas o motor elétrico de 75 kW (102 cv) e 330 Nm (33,6 kgfm) é utilizado.

Já no modo híbrido, o GTE escolhe qual é o sistema mais eficiente para cada situação de uso. Se o carro estiver em uma condição em que o motor elétrico for mais eficiente, apenas esse sistema será utilizado.

Fotos: Divulgação JC/Volkswagen


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here