A Volkswagen apresentou na manhã desta terça-feira (3) em Wolfsburg, na Alemanha, as versões esportivas do novo Golf, GTI, GTE e GTD. A fabricante também mostrou as primeiras imagens de seu novo carro elétrico, o ID 4.
A apresentação estava prevista para acontecer no Salão de Genebra – cancelado após o governo da Suíça proibir todos os eventos com mais de mil pessoas.
A solução encontrada pela organização e parte das fabricantes, foi realizar um “dia de imprensa virtual”, com as apresentações sendo feitas via internet, no mesmo horário em que estavam previstas as coletivas de imprensa no evento suíço.
Versões esportivas do Golf 8 — Foto: Divulgação
Os novos Golf esportivos já haviam sido mostrados na última semana. Pela primeira vez, GTI, a gasolina, e GTE, híbrido, terão a mesma potência, 245 cavalos.
O primeiro usa o já conhecido motor 2.0 turbo, que agora entrega 15 cv a mais. Já o segundo combina um 1.4 turbo de 150 cv, com um propulsor elétrico, de 115 cv. A soma das potências, porém, resulta em 245 cv. Já a versão a diesel, GTD, tem um 2.0 de 200 cv.
Golf GTI, mostrado em Wolfsburg, na Alemanha — Foto: Reprodução
Os três modelos alcançam a velocidade máxima de 210 km/h, e possuem câmbio de dupla embreagem (de 6 marchas no GTE, e 7 no GTI e GTD). Mas, para a alegria dos puristas, a versão a gasolina vem equipada, de série, com uma transmissão manual de 6 marchas.
Essência preservada e renovada
Volkswagen Golf GTE — Foto: Divulgação
A principal característica visual dos Golf esportivos é o conjunto de 10 lâmpadas auxiliares de LED, posicionadas na tomada de ar inferior do hatch – 5 de cada lado.
Além disso, a tradicional “maquiagem” esportiva foi preservada. O nome Golf foi suprimido. Em seu lugar, a tampa do porta-malas ostenta apenas a sigla correspondente à versão: GTI, GTE ou GTD.
A temática das cores também está presente. Uma fina barra logo acima da grade indica qual versão se trata. Ela pode ser vermelha para o GTI, azul para o GTE ou prata para o GTD. Essa mesma barra recebe, pela primeira vez, iluminação por LEDs.
Interior do Volkswagen Golf GTI — Foto: Divulgação
O SUV é o segundo modelo da família ID, que promete revolucionar a história da empresa. O primeiro foi o ID 3, descrito pela própria Volkswagen como a terceira revolução da marca, depois de Fusca e Golf.
A Volkswagen afirmou que o ID 4 é um “protótipo próximo ao veículo de produção”.
Volkswagen ID 4 — Foto: Divulgação