Mesmo a moda dos SUVs não foi capaz de tirar do Volkswagen
Golf o título de carro mais vendido da Europa em 2020. Atualmente em sua 8ª geração, o hatch médio somou 312 mil unidades vendidas no continente, das quais 133.900 apenas na Alemanha, onde também encabeçou o ranking dos mais vendidos.
Os dados foram divulgados pela própria montadora, que revelou ainda outras informações sobre o Volkswagen Golf
de 8ª geração. Apresentado no fim de 2019 na Europa, o modelo já teve oito variantes apresentadas por lá, incluindo o icônico GTI
e o híbrido plug-in GTE
. Ainda de acordo com a Volkswagen, as versões híbridas corresponderam a pouco mais de 30% do mix de vendas do hatch médio no ano passado.
Além do GTE, de apelo esportivo e que combina um motor elétrico e outro a combustão para despejar a potência combinada de 245 cv, a linha do Golf de 8ª geração inclui outro híbrido plug-in (o eHybrid, de 204 cv), e os híbridos leves eTSI (1.0 de 110 cv e 1.5 de 150 cv), que empregam os motores convencionais a combustão com pequenos motores elétricos, alimentados por um sistema de 48V.
No Brasil
Lançado oficialmente no Brasil em 1994, por aqui tivemos o Golf nas gerações três, quatro e sete. Os últimos Golf 7
foram produzidas na fábrica de São José dos Pinhais (PR) em 2019 e as últimas unidades do híbrido GTE foram comercializadas ao longo do ano passado.
Mas a chegada por aqui do Golf
de 8ª geração ainda não foi confirmada pela montadora alemã, apesar de o desenho do veículo ter sido registrado no início de 2020 pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
A expectativa é de que o hatch faça parte da relação de cinco modelos eletrificados que a montadora já confirmou que pretende lançar no mercado brasileiro nos próximos dois anos. Caso isso se confirme, o Volkswagen Golf
será oferecido nas variações GTE ou eHybrid. Pela primeira vez não teremos o esportivo GTI, que na geração atual traz uma nova variação do motor 2.0 TSI, que desenvolve 245 cv.