Porém, o ID.5, tem desenho diferente, sobretudo na traseira, com queda do teto prolongada e mais suave. Ele também é 2 cm mais comprido (4,60 m) e tem porta-malas mais espaçoso (549 litros contra 543 l).
Por enquanto, serão três versões disponíveis. As duas primeiras têm o motor posicionado na traseira, com 174 cv ou 204 cv. Já a variante esportiva GTX é equipada com um motor em cada eixo, entregando 299 cv e tração integral. É nessa última opção que o ID.5 alcança o melhor desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 6,3 segundos, mesmo tempo do novo Golf GTI.
As baterias têm sempre capacidade de 77 kWh. Mas a autonomia varia, de acordo com a versão. Nas menos potentes, o alcance é de 520 km, segundo o ciclo WLTP. Já o ID.5 GTX roda menos com uma carga completa, alcançando os 480 km no mesmo padrão.
Como nos demais ID, o novo SUV tem cabine com estilo minimalista. Há poucos botões, e a maior parte das funções do veículo está concentrada na tela de 12 polegadas da central multimídia.
A Volkswagen não disse quando o ID.5 começa a ser vendido. O modelo será produzido na fábrica de Zwickau, na Alemanha e, segundo a empresa, o processo de fabricação é neutro em emissões de carbono.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.