A transmissão manual ainda é um recurso que boa parte dos carros usam no mundo, mas o processo de eletrificação tende a encerrar a carreira da alavanca mecânica e do pedal de embreagem em pouco tempo, pelo menos na Europa.

Na Alemanha, a Volkswagen vai iniciar essa redução da oferta de câmbio manual a partir de 2023, quando a próxima geração do Tiguan aparecer sem essa opção, seguido do Passat (ou Variant) e assim por diante.

Para os europeus, isso é algo inédito, afinal, lá é possível comprar quase todo tipo de veículo com opção manual. A Saab, extinta há alguns anos, era destaque na oferta desse tipo de câmbio.

Mas, na própria VW, modelos sem transmissão automática já existem, mas fora da Europa. Aqui no Brasil, o Nivus surgiu sem câmbio manual, seguido do Taos.

Volkswagen não terá mais câmbio manual até 2030 na Europa

Diferente da Europa, aqui a transmissão automática vem ganhando espaço por outro motivo: preço. Com os preços dos carros tão alto no Brasil, os consumidores buscam o máximo de conforto para compensar o investimento (sim, agora carro é uma aplicação financeira, segundo a “taxa Fipe”) em um automóvel.

Mas, de volta à Europa, comenta-se que até 2030, a VW deve eliminar a caixa manual de seus carros, seguindo assim EUA e China. Por aqui, embora o relatório não tenha mencionado, provavelmente a marca alemã fará o mesmo, pelo motivo citado.

Para os fabricantes, a opção de uma ligação mais pessoal entre condutor e o automóvel ainda é algo que muitos clientes não abrem mão. Ainda assim, a eletrificação, porém, não deve ser uma barreira para manter as mudanças manuais.

Volkswagen não terá mais câmbio manual até 2030 na Europa

Há alguns anos, a Honda apresentou o CR-Z, um atraente cupê híbrido que chamava atenção por ter opção de câmbio manual. Isso pode ser explorado pelas marcas japonesas se ainda houver demanda por clientes que exigem alavanca e pedal.

Contudo, um carro elétrico não precisa de câmbio. Mesmo assim, ele pode ter mudanças manuais, ainda que simuladas. Este ano, a chinesa BYD lançou o sedã e3 para autoescolas na China com transmissão manual.

Vai pegar? Ainda não sabemos. Para você, o câmbio manual ainda o atrai ou o automático é realmente o futuro?

[Fonte: Auto Motor und Sport]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here