A Volkswagen, por meio da Skoda, está apostando em um modelo de carro elétrico de baixo custo para atender ao mercado indiano. Com expectativa de lançamento por volta de 2025, este veículo terá como foco principal oferecer um preço acessível e será produzido localmente na Índia.

Durante a Bharat Mobility Global Expo 2024 em Nova Delhi, o Diretor-Geral e CEO da VW/Skoda Índia Piyush Arora, revelou que a nova plataforma, internamente conhecida como plataforma MEB21G, está em desenvolvimento. Esta plataforma terá um alto nível de conteúdo localizado e servirá para a produção de um SUV elétrico inédito, com uma cadência anual de 50.000 unidades para atender ao mercado interno indiano e também aos mercados internacionais.

A Skoda será responsável pelo desenvolvimento deste modelo, que se encaixará nos segmentos de entrada e médios, embora suas medidas exatas ainda não tenham sido reveladas. Espera-se que o modelo seja um SUV de porte menor, com até 4,00 m, para obter incentivos fiscais no mercado indiano. A proposta é que seja um veículo acessível e de fácil manutenção.

No Brasil, a Volkswagen também vem flertando com a ideia de produzir um modelo elétrico nacional. Existe a possibilidade de que um modelo derivado do ID.2 possa vir a ser produzido em São José dos Pinhais–PR a partir de 2027, com potencial para suceder o T-Cross. No entanto, a produção de um SUV derivado do ID.2 não seria barata para a realidade brasileira, assim como na Índia.

Mesmo com características como motor dianteiro e suspensão traseira por eixo de torção, a construção do ID.2 SUV ainda representaria um desafio em termos de manter um preço competitivo. A ideia por trás do modelo é oferecer um carro elétrico de baixo custo, mas a viabilidade desse conceito para o mercado brasileiro ainda é incerta.

Com a crescente demanda por veículos elétricos em mercados emergentes como Índia e Brasil, a Volkswagen está buscando estratégias para se posicionar como uma fabricante de automóveis elétricos acessíveis. A plataforma MEB21G e o desenvolvimento de um SUV elétrico de baixo custo são apenas alguns exemplos das iniciativas da empresa para alcançar esse objetivo.

Portanto, o futuro da mobilidade elétrica da Volkswagen parece estar cada vez mais próximo, com a promessa de modelos acessíveis e viáveis para os mercados em desenvolvimento. Resta aguardar para ver como essas estratégias irão se concretizar e como a marca irá se posicionar no segmento de veículos elétricos nos próximos anos.

Fonte: VW prepara carro elétrico barato com lançamento na Índia em 2025; será que vem?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here