A Volkswagen não ficou nada satisfeita com a chinesa ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors: é que a marca apresentou um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da VW.
VEJA TAMBÉM:
Entre os atrativos dessa ‘reencarnação’ do Fusca, estão a carroceria de quatro portas e a motorização elétrica. A marca alemã informou que vai agir judicialmente contra os chineses devido ao design do carro elétrico.
Design do Fusca no carro chinês
É possível perceber que a ORA se inspirou – para não dizer que copiou descaradamente – os traços do Volkswagen Fusca em seu novo Punk Cat. O capô com design curvo, os faróis arredondados e o desenho da parte traseira, com direito a lanternas ovaladas, remetem ao velho besouro.
O interior do ORA Punk Cat também faz lembrar o Fusca, já que é equipado com um volante de três raios e com instrumentos e mostradores em formato circular. Apesar da pegada retrô, o interior oferece tela de multimídia e console central em balanço.
Mas a criação desse carro com “sensação de máquina do tempo”, como disse a própria ORA, não agradou nem um pouco à Volkswagen…
Volkswagen pretende tomar medidas jurídicas contra o Punk Cat
Ao site Carscoops, o grupo Volkswagen AG disse: “no que diz respeito a quaisquer violações de modelo de utilidade ou de direitos de design da Volkswagen AG, nos reservamos o direito de tomar todas as medidas legais necessárias.”
Lembramos que a Volkswagen encerrou a produção do Fusca (o verdadeiro) em 2019, sem planos para recriá-lo no futuro. O que se sabe é que a VW registrou marca do nome e-Beetle, dando a possibilidade de um retorno do modelo.
Como a Volkswagen pode tomar medidas jurídicas para impedir o ORA Punk Cat?
Em 2018, o site Auto Express perguntou a Oliver Toddman, um advogado especializado em propriedade intelectual e direitos autorais, sobre design de veículos. Ele explicou: “Não existe uma lei internacional de direitos autorais, mas existem acordos internacionais, como a Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas.”
Toddman faz parte do BRIFFA, instituição que reúne advogados especializados sobre a Lei de Propriedade Intelectual, registro dos direitos autorais ou marca comercial de trabalhos originais.
A explicação de Oliver reforça que os países que fazem parte da Convenção de Berna devem reconhecer as leis uns dos outros. Apesar haver variações conforme os lugares, os princípios são os mesmos. Assim, a Volkswagen quer ‘banir’ o clone elétrico de seu Fusca.
Não é a primeira vez que os chineses criam clones…
No ano passado, os chineses da marca Wey não perderam tempo e ‘clonaram’ o Ford Bronco, cinco dias após o lançamento do SUV da marca norte-americana, em 2020. A Wey também faz parte do grupo Great Wall Motors, o mesmo responsável por ter criado o ‘Fusca’ elétrico.
A marca chinesa Foton Big General apresentou, também no ano passado, uma cópia idêntica da picape Ford F-150 Raptor. Clique aqui e veja mais detalhes dessa ‘invenção chinesa’.