Ele ainda não foi visto, mas seu nome já corre nas bocas dos funcionários da Volkswagen em Wolfsburg, sede da montadora da Baixa Saxônia. Ruggdzz é como essa nova proposta da marca é conhecida e se refere à palavra “robusto”.
A identificação de que um dos próximos conceitos da família ID será esse Ruggdzz com missão de ser um SUV elétrico focado no off road. Medindo em torno de 4,60 m de comprimento, o futuro produto faz parte do projeto Icon, que consiste em modelos resistentes inspirados na robustez mecânica do Fusca.
A expectativa dentro da montadora é apresentar o ID Ruggdzz em junho, durante o Salão de Detroit 2020, que caiu para o meio do ano, no calor da América do Norte e longe da pressão da CES, em Las Vegas.
Utilizando a plataforma modular MEB, o ID Ruggdzz deverá ter dois motores elétricos e, a julgar pelo padrão estabelecido atualmente para essa base, terá no mínimo 305 cavalos, sendo 203 cavalos atrás e 102 na frente.
Em termos de design, podemos esperar algo relativo ao passado, uma vez que a linha Icon é intimamente ligada aos modelos clássicos da Volkswagen, como o ID Buzz se refere à Kombi e o ID Buggy ao carro praiano, que ainda hoje serve de inspiração de fabricantes nacionais desse tipo de veículo.
De onde viria essa inspiração? No passado, o Fusca teve sua proposta aventureira nos EUA, mas o Beetle não será mais usado pela VW, restando poucas opções. Na África do Sul, porém, o projeto local de código 1021 parece a ideia mais próxima disso, embora nunca tenha sido produzido em série.
O ID Ruggdzz terá porte semelhante ao do ID.4, que já está pronto e será o primeiro SUV elétrico da VW a entrar em produção. No caso do aventureiro elétrico, sua fabricação está prevista para 2023.
[Fonte: Autocar]