Quem entrar no site da Volkswagen do Brasil vai sentir falta de um carro no configurador: o Tiguan Allspace. Autoesporte entrou em contato com algumas concessionárias e confirmou que o modelo saiu de linha e só retorna em 2022 já com o facelifit que recebeu em maio deste ano no exterior.
O SUV de sete lugares continuará sendo importado do México e virá disputar mercado com o novo Jeep Commander, que também tem espaço para até sete ocupantes. Porém, a novidade mais aguardada por aqui é a inédita versão com motor híbrido, que está confirmada segundo as revendas consultadas.
Novo Tiguan foi apresentado em maio e traz algumas mudanças visuais — Foto: Divulgação
O Tiguan híbrido entrega 245 cv de potência e 40,8 kgfm de torque combinados. O SUV usa a mesma mecânica do Golf GTE, que foi vendido por pouco tempo no Brasil. O motor a gasolina 1.4 turbo de 150 cv trabalha em conjunto com o propulsor elétrico de 116 cv e é movido por uma caixa automatizada de dupla embreagem de seis marchas. A bateria de 9,2 kWh permite ao Tiguan rodar 49 km apenas com eletricidade.
Na gama de motores a gasolina, a opção de entrada é equipada com um 1.5 turbo de quatro cilindros com 148 cv e 25,5 kgfm. Ele tem sistema de ativação dos cilindros, que desliga dois deles para economizar combustível. Essa versão também é uma possibilidade para o mercado brasileiro.
A única variante vendida no Brasil antes de sair de linha era a R-Line (por R$ 236.090), topo da gama, equipada com a motorização 2.0 turbo de 230 cv, 37,5 kgfm e transmissão de dupla embreagem com sete marchas. Há grandes chances dessa configuração continuar sendo vendida com o facelifit.
Lembrando que as versões do Tiguan equipadas com o 1.4 turbo saíram de linha com a chegada do Taos.
Na mais recente reestilização, o Tiguan recebeu mudanças na dianteira, com faróis inspirados nos do VW Golf, que têm uma faixa de LED para as luzes diurnas de condução (os modelos topo de linha trazem ainda faróis de LED matriciais), e para-choque redesenhado.
Volkswagen Tiguan Allspace 2021 traz as mesmas mudanças vistas na versão de cinco lugares — Foto: Divulgação
Há também novas rodas de liga leve (aros 17 a 19, dependendo da configuração) e a inscrição com o nome do carro agora aparece embaixo do logotipo da Volkswagen na tampa do porta-malas.
Por dentro, volante mais recente da linha da montadora, central multimídia atualizada e ar-condicionado com controle sensível ao toque são as novidades da linha 2022.
O painel de instrumentos digital tem tela de 8 polegadas nas configurações mais básicas, mas uma tela de 10,25 polegadas está disponível nas opções de topo, bem como sistema de som premium da Harman Kardon e aquecimento e ventilação dos bancos.
SUV traz novas tecnologias de assistência ao motorista, incluindo sistemas de condução semiautônoma — Foto: Divulgação
Outra novidade na linha é o Travel Assist, que combina controle de cruzeiro adaptativo com assistente de manutenção em faixa, permitindo acelerar, frear e manter o veículo dentro da faixa em velocidades de até 210 km/h. Há ainda frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.
Ainda não há data certa para a chegada do Tiguan reestilizado por aqui, mas a expectativa é de que a estreia ocorra ainda no primeiro semestre, de acordo com as concessionárias.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.