A Volvo Cars vai produzir somente veículos elétricos a partir de 2030, e apresentou seu novo modelo do tipo, o C40 Recharge. Um crossover derivado do XC40 Recharge e com o qual vai compartilhar a plataforma CMA (Compact Modular Architectur, ou Arquitetura Modular Compacta).

A diferença é que o C40 é o primeiro veículo concebido desde o início do projeto para ser somente elétrico, não há versão com motor a combustão. Este, aliás, deve ser o primeiro de uma série de automóveis 100% a bateria que a marca vai lançar futuramente. “O C40 Recharge será comercializado on-line com apenas um pacote de manutenção bastante conveniente e estará disponível para pronta entrega”, completou.

Visualmente, o C40 exibe dianteira similar à do XC40, mas o perfil mostra o teto bem mais inclinado na parte de trás, o que confere ao modelo um estilo mais próximo ao de um hatch do que ao de um SUV. A posição de dirigir – assim como a altura da carroceria em relação ao piso –, no entanto, será alta, como em um utilitário.

A Volvo não divulgou nenhuma imagem mostrando toda a cabine do C40, apenas detalhes, nos quais se pode ver que o modelo terá central multimídia fornecida pela Android Automotive, com sistemas Google que, se o cliente permitir, pode ser integrado com dispositivos móveis e tiver acesso aos dados pessoais. A atualização dos programas será feita “pelo ar”, ou seja, sem cabos.

Curiosidade: o C40 será o primeiro modelo da Volvo que não terá opção de revestimento interno de couro.

O Volvo C40 vai contar com o conjunto motriz P8, o que se traduz em dois motores elétricos (um em cada eixo), com potência equivalente a cerca de 400 cavalos, alimentados por uma bateria de 78 kWh e que, segundo a Volvo, pode ser recarregada em até 80% de sua capacidade em apenas 40 minutos.

A autonomia, segundo os dados de fábrica, é de 420 km pelo ciclo WLTP. O C40 Recharge será vendido somente por meio das plataformas digitais da Volvo. Quem comprar o veículo vai poder adquirir também um pacote com garantia, assistência em viagens (guincho, resgate etc.), seguro e equipamentos de recarga doméstica.

O crossover começa a ser produzido no segundo semestre deste ano na fábrica da Volvo Cars em Ghent, na Bélgica, e as primeiras unidades devem ser entregues apenas no início de 2022 para os consumidores europeus.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here