O Volvo C40 Recharge foi anunciado esta terça-feira como o primeiro carro elétrico da empresa sueca a ser desenhado com esse propósito. Ao contrário do Volvo XC40 Recharge, o novo crossover foi desenhado de raiz para entrar no mercado dos carros elétricos, não sendo disponibilizada uma versão com motorização a combustível fóssil ou híbrida.
O Volvo C40 Recharge é uma proposta compacta, mas que mantém os aspetos de pequeno SUV do XC40 Recharge. O novo carro elétrico sueco possui dois motores, sendo que um deles move as rodas frontais, enquanto o segundo move o eixo traseiro.
Os dois motores, com uma potência de 300W cada um e 600nm de binário combinado, recorrem a baterias com uma capacidade total de 78 kWh (com 75 kWh utilizáveis), para garantir uma autonomia de 420 quilómetros, segundo o WLTP.
Ainda que se trate de um pequeno crossover, o Volvo C40 Recharge não perde inerente velocidade de um carro elétrico. Os 4,9 segundos dos 0 aos 100 km/h fazem justiça ao aspeto desportivo de hot hatch que este pequeno SUV tem, ainda que não perca o seu caráter familiar. Por outro lado, a velocidade de ponta, como em todos os veículos movidos a energia elétrica deste segmento, fica-se pelos 180 km/h.
O carregamento das baterias pode ser feito a uma potência máxima de 150KW, com a Volvo a anunciar apenas 40 minutos para carregar 80% da bateria (em condições ideais).
O interior do Volvo C40 Recharge
Ainda que seja o primeiro modelo Volvo a dedicar-se puramente à mobilidade elétrica, o Volvo C40 Recharge utiliza um design interior quase indistinguível do que encontramos no XC 40 Recharge. Isto não é um ponto negativo, já que a qualidade dos interiores da Volvo tem obtido uma boa receção pela crítica, com um excelente conforto e qualidade de construção.
Assim, para além dos confortáveis bancos, o Volvo C40 Recharge pode ser equipado com um teto em vidro panorâmico, um sistema de som Harman/Kardon e beneficia de um sistema de infoentretenimento que podemos encontrar no acima mencionado XC40, baseado no sistema operativo Android e desenvolvido em parceria com a Google.
Este sistema é um dos destaques tecnológicos do novo crossover, já que permite ao condutor utilizar aplicações Google no seu ecrã vertical, como o Google Maps, o assistente de voz inteligente Google Assistant e dando também acesso à Play Store. A Volvo garante que este sistema terá como vantagem a possibilidade de receber atualizações automáticas, sem que o veículo tenha de ser atualizado de forma manual num especialista Volvo.
Este é mais um passo para um futuro 100% elétrico da Volvo, que chegará em 2030
Com o lançamento do seu novo carro elétrico, a Volvo aproveitou para revelar o objetivo da empresa em produzir apenas carros elétricos até 2030. Apesar de este ser apenas o segundo modelo da empresa com movido exclusivamente a energia elétrica, a Volvo afirma que acredita que em 2025, 50% da sua produção será apenas de veículos elétricos, com os restantes modelos a tratarem-se de híbridos plug-in.
O Volvo C40 Recharge representa, portanto, um passo importante na conversão ecológica da Volvo, numa altura em que cada vez mais marcas tomam esta posição. A empresa mantém atualmente a produção dos seus dois veículos elétricos na mesma fábrica situada na Bélgica.
Quanto à sua distribuição, anunciou a empresa sueca que o Volvo C40 Recharge poderá apenas ser encomendado por meios online, através do seu website oficial, onde os clientes Volvo poderão fazer a configuração, encomenda e pagamento. Segundo a empresa, a ideia será simplificar o processo de compra, com uma maior proatividade da marca em oferecer modelos pré-definidos atrativos para os clientes.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
A Caviar anunciou esta terça-feira a sua nova linha de produtos de luxo da Apple, com o iPad Pro Grand Apple em claro destaque. Este tablet eleva a palavra “premium” a um novo patamar e lidera as linhas Diamond Apple e Gold Apple com um preço exorbitante.
Este iPad Pro especializado possui um design em madeira e ouro tal como a restante gama da Caviar, mas consegue tornar-se numa peça de joelharia única, ao carregar 1kg de ouro de 18 quilates que formam a uma macieira a nascer de um “campo de sabedoria”, com os nomes de Steve Jobs e Tim Cook gravados, bem como frases suas.
Outros artigos interesantes: