A Volvo acaba de confirmar mais uma novidade do seu próximo carro elétrico topo de linha, o SUV EX90. Com estreia marcada para novembro, a versão a bateria do XC90 será o primeiro da marca sueca a contar com carregamento bidirecional.
publicidade
Na prática, isso significa que o EX90 poderá enviar energia nos dois sentidos, seja para outros eletrônicos como uma bicicleta elétrica, ou para a sua casa enquanto estiver estacionado na garagem.
Segundo a fabricante, a energia extra do carro será enviada de volta à rede elétrica, abrindo novas possibilidades para o uso sustentável de energia.
Usina sobre rodas
A montadora compartilhou a notícia em um comunicado de imprensa divulgado nesta quinta-feira (6). O plano, conforme o vídeo abaixo, é usar o recurso no futuro para que os carros elétricos funcionem como uma espécie de usina de energia, além de ajudar nas “necessidades de energia doméstica”.
No lançamento, o EX90 poderá alimentar apenas dispositivos externos, outros recursos, como o de alimentar casas e “vender” energia à rede, vão levar mais tempo para serem implementados. A Volvo diz que precisará distribuir equipamentos adicionais para que tudo funcione.
Segundo o CEO da empresa, Jim Rowan, o modelo também será mais seguro que qualquer Volvo lançado até aqui. O SUV terá uma espécie de “escudo invisível de segurança” para o motorista e passageiros. O recurso funcionará com a ajuda de sensores LiDAR.
O EX90 também será equipado com 16 sensores ultrassônicos, cinco radares e oito câmeras no exterior e terá recursos avançados de direção autônoma. Sua apresentação oficial está marcada para o dia 9 de novembro.
Veja também:
Imagem principal: Volvo/Divulgação
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!