A Volvo lançou nesta semana o XC40 Recharge, seu primeiro carro elétrico. No evento de apresentação, a fabricante sueca (comprada em 2010 pela marca chinesa Geely) anunciou planos de lançar um modelo elétrico por ano até 2025. O objetivo principal, diz a marca, é diminuir em 40% as emissões de carbono geradas pela fabricação de seus veículos. O XC40 elétrico deve chegar ao Brasil em 2021.
Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Car Group, afirmou que a ideia é mudar a estrutura do negócio ao longo das próximas décadas. “Nós transformamos o conceito de segurança em parte da nossa marca. Precisamos fazer exatamente o mesmo com sustentabilidade”, disse Samuelsson. “Esse é um carro do futuro”, afirmou Henrik Green, CTO da companhia.
A Volvo também anunciou uma parceria com o Google. O modelo contará com um sistema operacional Android de última geração, com recursos voltados para o mercado de mobilidade.
Os donos dos carros poderão acessar no Google Maps informações como a estação de carregamento mais próxima, além de dados sobre trânsito e sugestões de rotas alternativas. Também será possível ligar o ar-condicionado e executar outras funções por meio do comando de voz com o Google Assistant.
Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir.