XC40 híbrido utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico. Potência combinada é de 262 cavalos
Lançamentos
|
16/06/2020
|
19h14
Modelo importado da Bélgica responderá por 30% das vendas do SUV compacto
MÁRIO CURCIO, AB
A Volvo já traz da Bélgica o utilitário esportivo compacto XC40 com motorização híbrida. O carro chega num primeiro momento na versão topo de linha T5 Plug-In Hybrid R-Design, com preço sugerido de R$ 245.990. Com ele, todos os SUVs da Volvo passam a ter opção híbrida.
“Já tivemos 250 carros negociados a partir da operação de pré-venda. Eles serão entregues entre julho e agosto. Nossa previsão é vender entre 500 e 550 unidades até o fim do ano. Os híbridos vão responder por 30% das entregas de XC40”, afirma o diretor geral da Volvo Cars, João Oliveira. |
A empresa promete reembolsar as despesas com eletricidade durante um ano para todos aqueles que comprarem este ou outro veículo híbrido da marca neste mês. O cálculo será feito a partir de informações armazenadas pela eletrônica embarcada no veículo e usando como base o valor médio do quilowatt/hora praticado no País.
O XC40 híbrido é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina com três cilindros e 180 cavalos associado a outro elétrico com 82 cv. A potência combinada é de 262 cv. A transmissão é automática de sete marchas.
Segundo a Volvo, ele é capaz de rodar por até 47 quilômetros utilizando apenas o motor elétrico. Como se trata de um híbrido plug-in, sua bateria pode ser recarregada por fontes externas, não apenas pelo motor a gasolina do carro ou durante as frenagens, por exemplo. Essa bateria tem cinco anos de garantia e o XC40, dois.
XC40 mede 4,42 m e tem 2,7 m de distância entre eixos. Porta-malas leva 460 litros de bagagem. Bateria pode ser carregada em eletropostos ou tomada de 220 V e tem garantia de 5 anos. Espaço interno e conforto são pontos fortes
“Ele já vem com um cabo que permite a recarga em tomada de 220 volts”, afirma o diretor de produto, André Basseto. Mais adiante a Volvo venderá um acessório para aqueles que preferem a torre de carregamento. A aposta da Volvo na eletrificação inclui também a oferta de pontos de recarga em shopping centers e mercados.
“Já são 268 pontos instalados e chegaremos a 500 até o fim do ano. Houve um certo atraso por causa da quarentena, mas vamos cumprir essa meta”, recorda Oliveira. |
O XC40 T5 Plug-In Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge 205 km/h de velocidade máxima. Segundo a Volvo, o carro percorre 25 km/l na cidade com gasolina e 24 km/h na estrada. A autonomia aproximada, segundo Basseto, é de 800 quilômetros.
O novo XC40 híbrido na versão R-Design recebe teto solar panorâmico, chave presencial, alerta de pontos cegos, faróis com facho direcional e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) associado ao pilot assist, capaz de realizar pequenas mudanças de direção.
Porta-malas tem abertura elétrica e conta com recurso hands-free, que pode ser acionado com movimento de chute sob o para-choque
Também fazem parte da lista rodas de liga leve de 20 polegadas, abertura elétrica do porta-malas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e acabamento interno com detalhes de alumínio ou preto brilhante. O som é fornecido pela Harman/Kardon. Tem 13 alto-falantes e 600 watts.
O novo carro recebe o sistema Volvo City Safety, com frenagem automática diante da presença de pedestres, ciclistas, animais e carros. O XC40 tem 4,42 metros de comprimento e 2,70 m de distância entre eixos. No porta-malas cabem 460 litros. Este que é o menor dos SUVs da Volvo foi lançado há dois anos no Brasil e surpreende pelo conforto e espaço.
EM POUCO TEMPO, SÓ HÍBRIDOS E ELÉTRICOS |
A Volvo Cars só terá carros híbridos ou elétricos até o fim de 2021 no Brasil. A informação foi divulgada pelo diretor geral da empresa, João Oliveira, durante a apresentação do XC40 híbrido.
“Os carros híbridos já representam 43% das vendas da Volvo no Brasil e está claro que isso tende a crescer. Quando começamos a trazer os primeiros híbridos era preciso explicar aos clientes do que se tratava, as vantagens, mas seis meses depois a procura e o interesse se tornaram espontâneos”, garante Oliveira. |
Em 2019 a fabricante sueca bateu recorde de vendas no Brasil, com 7,9 mil unidades. Destas, mais de mil eram híbridas, cerca de três vezes a mais que no ano anterior. Atualmente, apenas a perua V60 é vendida somente a gasolina no Brasil e há modelos em que só há motorização híbrida, como os sedãs S60 e S90.
E todos os SUVs têm opções a gasolina e híbrida. Para este ano também é aguardado o XC40 Recharge, neste caso 100% elétrico.
Tags: Volvo, XC40, R-Design, híbrido, João Oliveira, André Basseto, Harman/Kardon.
Comentários
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.