Encontrar um posto de carregamento não é uma tarefa simples, mas a Volkswagen anunciou um robô capaz de achar e carregar sozinho um carro elétrico. A novidade é iniciada por meio de aplicativo e utiliza câmeras, scanners a laser e sensores ultrassônicos para se movimentar e também desviar dos objetos.
Todo o processo ocorre sem intervenção humana e a utilização será indicada para garagens subterrâneas ou estacionamentos fechados. O funcionamento é simples, pois o carregador é levado pelo robô até o veículo. Depois do processo concluído, ele traz o dispositivo de armazenamento de energia de volta à estação de carregamento.
“O robô de carregamento móvel desencadeará uma revolução quando se trata de carregar em diferentes instalações de estacionamento, como estacionamentos de vários andares, vagas de estacionamento e estacionamentos subterrâneos, pelo motivo de trazemos a infraestrutura de carga para o carro e não o contrário. Com isso, estamos tornando quase todos os estacionamentos elétricos, sem medidas individuais de infraestrutura complexas ”, resume Mark Möller, chefe de desenvolvimento da Volkswagen Group Components.
A inovação ainda é um protótipo e sem data de chegada ao mercado, porém, Möller acredita no potencial de um menor custo de investimento e de otimização de tempo para os usuários. “Essa abordagem tem um enorme potencial econômico. O trabalho de construção, bem como os custos para a montagem da infraestrutura de carregamento, podem ser reduzidos consideravelmente com o uso dos robôs. Mesmo o problema conhecido de uma estação de carregamento bloqueada por outro veículo não existirá mais com o nosso conceito. Você simplesmente escolhe qualquer espaço de estacionamento, como de costume, e depois pode deixar o resto para o nosso ajudante eletrônico.