A Volkswagen é uma das maiores montadoras de carros do mundo, conhecida por produzir veículos com design moderno e tecnologia avançada. E, recentemente, a empresa registrou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) brasileiro o facelift de meia vida do seu SUV compacto-médio Taos, apresentando um visual renovado que tem como base o seu equivalente na China, o Tharu.
As imagens patenteadas revelam mudanças significativas no visual do modelo, apesar de ser uma reestilização de meio de ciclo para a sua primeira geração. À frente, há uma inversão na proporcionalidade de faróis e grade. A grade ficou mais fina, mantendo a mesma espessura por toda a peça, com uma divisória básica em estilo colmeia e um filete horizontal destacado ao centro. Já os faróis são muito mais largos e contam com bicos que invadem o para-lamas na altura do vinco da linha de cintura.
A traseira do Taos renovado traz lanternas integradas por uma lente em preto brilhante, assim como os primos menores T-Cross e Nivus. Os para-choques também foram redesenhados e ambos receberam apliques em formato de osso de cachorro.
Na China, o Tharu com esse visual ainda não foi lançado. No Brasil, o lançamento do Taos aconteceu em 2021, e é possível que a renovação visual – seja com esses traços ou outros exclusivos para o mercado brasileiro – aconteça entre 2024 e 2025. A produção do carro ocorre na Argentina.
Outra novidade em relação ao Taos é que o modelo deve receber a tecnologia híbrida leve flex que vem sendo preparada para o Brasil pela tecnologia eTSI. Nessa tecnologia, o motor 1.4 TSI flex será ligado a um pequeno conjunto elétrico de 48V. A potência e o torque seguem iguais, com 150 cv e 25,5 kgfm, respectivamente, mas há a promessa de uma boa melhora na eficiência energética e no consumo de combustível.
Com essas mudanças, a Volkswagen quer aumentar a competitividade do Taos no mercado brasileiro, que ainda é considerado um segmento muito disputado entre diversos fabricantes de carros.
O mercado de SUVs compactos é um dos mais aquecidos do Brasil e do mundo, com vários modelos e marcas concorrendo por uma fatia desse mercado. E, com tecnologias mais avançadas, design moderno e preço competitivo, é possível atrair cada vez mais consumidores e fidelizar os que já possuem um carro da marca.
A Volkswagen tem uma forte presença no mercado brasileiro, com diversos modelos de carros vendidos em todo o país. E a empresa está sempre procurando se reinventar e inovar para se manter competitiva e garantir a satisfação dos seus clientes. Com o Taos renovado e a tecnologia eTSI, é possível que a Volkswagen aumente ainda mais a sua participação no mercado de SUVs compactos no Brasil.
Fonte: VW Taos de cara nova é registrado no Brasil e pode ser híbrido