O Tiguan Allspace, depois de quase dois anos fora de mercado, retornou ao Brasil no final de 2023 com algumas mudanças. No entanto, a Volkswagen já está pensando em seu sucessor, o SUV médio chamado Tayron.

O Tiguan, que já revelou sua terceira geração na Europa, está sendo substituído pelo Tayron em outros mercados, incluindo a América do Norte. Isso significa que o ciclo do Tiguan no mercado brasileiro está com os anos contados e, até 2026, o modelo deve ser descontinuado, dando lugar ao Tayron.

A Volkswagen já está promovendo estudos logísticos e de custo para importar o SUV Tayron e possivelmente o SUV cupê Tayron X ao Brasil a partir do México ou da própria China. Além disso, já teria feito clínicas com os produtos, com o lançamento previsto para 2026.

O Tayron que virá para o Brasil será de segunda geração, nascido a partir da plataforma MQB Evo e será revelado globalmente somente em 2025. Sua versão de sete lugares será o sucessor direto do Tiguan Allspace, com a variante de cinco lugares preservando o cupê Tayron X. Ambos os modelos devem ser produzidos no México.

No Brasil, as chances são de que o novo Tayron seja lançado apenas em versões híbridas plug-in (PHEV), com base no motor 1.5 TSI Evo2, movido apenas a gasolina. Atualmente, os VW 1.5 TSI Evo2 híbridos plug-in são oferecidos em especificações de 204 ou 272 cv de potência, com a possibilidade de um segundo motor elétrico de tração sobre o eixo traseiro, formando tração nas quatro rodas.

Além disso, a Volkswagen não descarta a hipótese de chamar o projeto da nova família Tayron de Tiguan, especificamente na América do Norte. Isso mostra que a “marca” Tiguan tem força no mercado brasileiro, o que pode ser um ponto positivo para o sucesso do Tayron por aqui.

Com todas essas mudanças, a Volkswagen está planejando um futuro movimentado no segmento de SUVs médios, trazendo inovação e modernidade para os consumidores brasileiros. A chegada do Tayron promete revolucionar o mercado e oferecer novas opções para os amantes de SUVs. É uma evolução que certamente será aguardada com expectativa pelos consumidores brasileiros.

Fonte: Exclusivo: VW Tayron híbrido de 272 cv será sucessor do Tiguan no Brasil | Segredos e flagras

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here