A Kia ganhou duas das cinco categorias da eleição World Car Awards 2020, o Carro Mundial do Ano, cujos resultados foram anunciados online – dado que o Salão de Nova York, tradicional palco da premiação, foi adiado este ano por causa da pandemia de Covid-19.

Realizado desde 2005, o prêmio tem como base o neutro Canadá. Um júri de jornalistas automotivos se reúne pela internet e nos salões internacionais para eleger os melhores modelos do planeta. Desta vez, foram 86 votantes, de 25 países (o único representante brasileiro é este repórter que vos escreve). Veja aqui os automóveis mais votados pelos jurados, por categoria.

Prêmio Principal

O Kia Telluride levou o título principal (World Car of the Year) no prêmio mundial do carro do ano. Concorreram 29 modelos lançados no ano passado. Na rodada final da eleição, o Telluride conseguiu superar dois modelos da Mazda: o crossover compacto CX-30 e seu “irmão” hatch, o Mazda3.

Entre os automóveis elegíveis para o WCOTY, havia carros tão variados quanto a nova geração do Range Rover Evoque, o Mercedes-Benz CLA e o Volkswagen T-Cross.

O Kia Telluride ficou com o prêmio principal Foto: Divulgação
O Kia Telluride ficou com o prêmio principal Foto: Divulgação

Desconhecido no Brasil, o Telluride é produzido desde 2019 nos Estados Unidos, onde é considerado um “utilitário de médio porte”. Para nossos padrões, contudo, é uma ultraconfortável “jamanta” com 5m de comprimento. Entre seus destaques estão o visual moderno, a alta tecnologia embarcada (o som do rádio, por exemplo, pode ficar limitado aos dois ocupantes dos bancos da frente, e há uma espécie de intercomunicador com que o motorista pode conversar – sem levantar a voz – com quem vai na terceira fileira de assentos. O motor é um V6 de 3,8 litros e 295cv.

Melhor carro urbano

Outro troféu para um Kia – no caso, o Soul EV. Além do estilo arrojado, a segunda  geração do carrinho elétrico sul-coreano tem um motor de nada menos que 150kW (204cv), além de um pacote de baterias de 64kWh que garante autonomia de 452km, pelo ciclo WLTP.

Kia Soul elétrico: World Urban Car Foto: Divulgação
Kia Soul elétrico: World Urban Car Foto: Divulgação

O Soul EV já foi homologado para o mercado brasileiro, mas não ainda não há previsão de chegada por aqui. Seu preço é alto: na Europa, o modelo custa quase € 50 mil – para comparar, existem por lá outros elétricos urbanos igualmente confortáveis por € 30 mil.

Os outros finalistas da categoria World Urban Car foram o Mini Electric e o nosso conhecido Volkswagen T-Cross.

Melhor Carro de Luxo

Aqui, uma barbada: o Porsche Taycan ficou com o prêmio de World Luxury Car. Melhor carro que testamos no ano passado, este é o primeiro modelo 100% elétrico da casa de Zuffenhausen. Seu desenho conseguiu manter a alma Porsche nessa transição da combustão para a eletricidade.

Porsche Taycan: World Luxury Car Foto: Jason Vogel / O GLOBO
Porsche Taycan: World Luxury Car Foto: Jason Vogel / O GLOBO

Mais silencioso do que um Rolls-Royce, o cupê de quatro portas pode rodar até 463km entre as recargas. Além disso, é confortável e fácil de dirigir. Não à toa, sobrepujou os outros dois finalistas: seu “irmão” 911 (geração 992) e o utilitário elétrico Mercedes-Benz EQC.

A previsão da Porsche é que o Taycan chegue ao Brasil no terceiro trimestre deste ano.

 

Melhor Esportivo

Outro prêmio para o Taycan – e não poderia ser diferente!  Reta livre, gire um botão e ponha o carro em modo sport plus. Use o pé esquerdo para dar pressão total nos freios e, ao mesmo, dê pé fundo no acelerador. O que se ouve é um “téc-téc-téc…” baixinho, enquanto o velocímetro digital vai ganhando um halo azul brilhante. Quando essa moldura formar um círculo completo, o lauch control (controle de lançamento) estará ativado. Tire o pé esquerdo do freio e mantenha o pé direito trancado no acelerador.

Porsche Taycan: World Performance Car. Prêmio duplo... Foto: Jason Vogel / O GLOBO
Porsche Taycan: World Performance Car. Prêmio duplo… Foto: Jason Vogel / O GLOBO

Em um instante, os 761cv de seus dois motores elétricos são despejados, em absoluto controle, no asfalto. Por mais que já tenham avisado, ninguém está preparado para o que vem a seguir: um aperto na traqueia e nos pulmões, como se o corpo acompanhasse o movimento do carro, mas os órgãos internos fossem espremidos contra o banco. Lá fora, a paisagem vai ficando borrada e quem está a bordo (seja motorista ou carona) invariavelmente solta um palavrão de espanto misturado com pavor. Nem em um Fórmula-1, testado em 2013, eu havia sentido aceleração tão brutal! Em 9,8s, chegamos aos 200km/h…

Daí o Taycan ter ultrapassado os Porsche 718 Spyder/Cayman GT4 e o novo 911 – também finalistas da categoria World Performance Car este ano. Pois é: só deu Porsche!

 

Melhor Estilo

O prêmio de melhor design do ano foi vencido pelo Mazda3. A equipe de estilo comandada por Yasutake Tsuchida conseguiu sair da mesmice: os resultados são um hatch e um sedã de porte médio, mas com frente alongada e jeitão de quem está pronto para briga. Tudo isso com formas limpas, sem apelar para penduricalhos e decorações pretensamente esportivas.

Mazda3: World Car Design of the Year Foto: Divulgação
Mazda3: World Car Design of the Year Foto: Divulgação

Em um feito e tanto, o Mazda3 superou outros dois finalistas da categoria World Car Design of the Year: o (adivinhem…) Porsche Taycan e a nova geração do Peugeot 208, que chegará ao Brasil assim que a peste permitir.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here