Em 2019, a Mercedes-Benz se associou à Volvo, uma subsidiária da chinesa Geely, para produzir conjuntamente veículos elétricos sob a marca Smart, a partir de 2022. Os desenvolvedores apresentaram os primeiros frutos desta cooperação na forma do Conceito # 1 no IAA Mobility 2021, que está ocorrendo em Munique nos dias de hoje.
A marca Smart está associada aos carros em miniatura. Porém, mesmo à primeira vista no conceito apresentado, fica claro que o carro elétrico é maior que os modelos típicos da marca. O quatro lugares projetado pela Mercedes é quase do mesmo tamanho e estilo que o maior Mini, o Countryman. Ele também apresenta um design aerodinâmico elegante, um enorme teto de vidro e detalhes ousados que adornam o exterior e o interior.
Outra característica é o uso de portas giratórias. Uma vez que esta solução dificilmente pode ser chamada de prática, é improvável que as portas giratórias sejam mantidas na versão de produção do Conceito # 1.
O sistema de infoentretenimento é baseado em um display de 12,8 polegadas com controle de toque. Também é conhecida a utilização de rodas de 21 polegadas e faróis de LED.
O núcleo da novidade é a Arquitetura de Experiência Sustentável, que foi criada pela Geely e é usada por nove marcas de automóveis, incluindo Volvo, Polestar, Smart e Lotus. Também é conhecido que no Conceito nº 1, os desenvolvedores implementaram suporte para tecnologia de carregamento rápido e entrega de atualizações pelo ar.
No final das contas, o Concept # 1 evoluirá para um carro elétrico de produção, que será produzido em várias versões. Ele será fabricado na China e estará à venda no próximo ano. Posteriormente, a Smart planeja lançar um carro elétrico nos mercados dos países da região europeia.