A incursão pelo mercado automóvel é um dos mais ambiciosos projetos da Xiaomi nos últimos anos. Para tal, a empresa fundou a Xiaomi Automobile Co, focada apenas neste projeto, com um investimento milionário no decurso dos próximos dez anos.
Ainda sem uma data oficial para o lançamento deste carro, novos detalhes sobre o mesmo emergem dos meios especializados. O relato é feito pela publicação chinesa LatePost e traz-nos alguns detalhes importantes do primeiro carro da Xiaomi.
Primeiro carro da Xiaomi será um sedan
Segundo a publicação chinesa, a Xiaomi está a desenvolver um veículo do estilo sedan com quatro portas. Esta informação encerra o capítulo de incerteza que ainda pairava sobre o tipo de veículo que a empresa estaria a planear.
Com efeito, o primeiro veículo elétrico da Xiaomi será um carro de estilo mais executivo ou para quem procura algo para transportar uma família. Não será, portanto, o veículo mais indicado para quem é adepto de carros desportivos.
Independentemente do estilo que o carro da Xiaomi possa ter, tão ou mais importante será a tecnologia associada ao mesmo. E neste campo a empresa já assumiu que o intuito é desenvolve um veículo autónomo para concorrer com marcas como a Tesla.
Para tal, sabe-se agora, a Xiaomi irá incorporar sensores LiDAR no seu veículo para potenciar a sua navegação independente. Estes componentes serão adquiridos junto da empresa Hesai Technology especializada em robótica autónoma.
À Hesai Technology serão adquiridos os seus sensores de maior qualidade para uma perceção de alto desempenho do ambiente que rodeia o veículo. Serão utilizados sensores híbridos com uma maior área de visualização para evitar ao máximo os ângulos mortos e prevenir acidentes.
Será uma opção dispendiosa, mas que permitirá à Xiaomi diferenciar a sua proposta da feroz concorrência que se começa a sentir neste mercado. Obviamente que isso terá repercussões quando o veículo estiver disponível para compra.
Ao que tudo indica, o primeiro carro elétrico da Xiaomi deverá rondar o equivalente a 43.500 € ou mais. Por este valor, os condutores irão levar para casa a versão mais apetrechada deste veículo com todos os extras e funcionalidades a serem preparadas pela tecnológica chinesa.
Esta etiqueta irá desiludir a maioria dos fãs que recentemente responderam a Lei Jun quando este os interrogou acerca do preço que desejariam ver no seu veículo. 70% dos inquiridos apontaram para valores a rondar o equivalente a 21.700 €, bem longe dos valores que se especulam.
Importa, por fim, sublinhar que não se espera o lançamento do primeiro carro elétrico da Xiaomi antes de 2024. Até lá, ainda haverá muito para falar sobre este produto.
Editores 4gnews recomendam: