Recentemente a Xiaomi foi bastante citada em rumores que afirmavam que ela estava planejando seu próprio carro elétrico, na época, porém a própria empresa desmentiu. Mas novas fontes afirmaram a Reuters que a empresa realmente está desenvolvendo seu veículo, com o apoio da Great Wall Motor, maior montadora privada de veículos da China.
Novo smartphone da empresa foi pego no teste de benchmark do Geekbench 5
Segundo as informações obtidas pelo site, a empresa estaria em negociações para utilizar uma das fábricas da montadora para construir seus veículos. As fontes, que não quiseram ser identificadas, afirmam que o veículo seria focada ao mercado de massa, para se encaixar na forma que a gigante chinesa se posiciona com seus produtos eletrônicos.
Um dos motivos citados pela reportagem da empresa estão desenvolvendo seu próprio carro é diversificar seus fluxos de receitas, para se livrar da dependência do lucro da venda de smartphones, que traz margens mínimas.
Créditos: Divulgação Xiaomi
Além disso, a empresa fica muito à mercê do mercado e de problemas como a escassez mundial de chips, que pode atrapalhar muito os planos futuros da empresa. Esse problema já é bastante visível atualmente, com a empresa anunciando recentemente o aumento dos custos de fabricação e uma receita trimestral abaixo do esperado pelo mercado.
A Xiaomi acredita que o know-how que possui na produção de hardware ajudaria na aceleração da criação de seu próprio veículo elétrico. Junto a isso, a empresa também estaria pensando num modelo bastante conectado entre seu carro e os demais eletrônicos da empresa, apostando em um ecossistema para atrair futuros compradores.
Essa estratégia pode ser determinante para o sucesso do veículo elétrico da Xiaomi, isso porque diversos concorrentes também estão seguindo esse caminho. Ultimamente diversas empresas da tecnologia vem trabalhando junto a fabricantes de carros para criarem veículos ainda mais “inteligentes” e conectados, com isso, aumentou bastante o interesse dessas empresas em entrarem nesse mercado.
Continua após a publicidade
Na própria China, empresas como a Baidu e Ali Baba se juntaram a famosos fabricantes locais para fazerem veículos próprios. Além disso, ainda tem a concorrência estrangeira nesse área, como a Tesla, que está investindo bastante no mercado chines, ou a Apple, que pode estar preparando seu próprio veículo elétrico também.
Como reportado pela Reuters, a Xiaomi e a Great Wall Motor devem anunciar já na próxima semana a parceria, o que não seria uma loucura, visto que a empresa está com uma coletiva anunciada para segunda-feira para o anúncio de diversos novos aparelhos.
Mas ainda é importante ter um pé atrás com esses rumores, a própria Xiaomi afirmou no mês passado que, ainda, não estava planejando seu carro. Porém a empresa não tinha negado o desenvolvimento, ou que estava planejando, de um carro, apenas afirmava que ainda não tinha um projeto oficial, algo que pode ter mudado agora.
Fonte: Reuters