Toyota Yaris Cross Hybrid: futuro SUV nacional.

Foto: Toyota / Divulgação

A Toyota vai fabricar mais um SUV no Brasil, o Yaris Cross. A decisão já foi tomada pela montadora japonesa, segundo o site Mobiauto. O Yaris Cross é um carro da categoria B-SUV (compacto) e recentemente foi lançado no Japão, depois de estrear na Tailândia. A estratégia da Toyota para o Yaris Cross será a mesma do Corolla Cross: haverá uma versão híbrida.

A plataforma do Yaris Cross é a mesma da família Corolla, a TNGA (Toyota New Global Architecture), porém com uma variação para carros menores. Segundo o site Autos Segredos, o Toyota Yaris Cross estreará no Brasil já com o facelift que será introduzido  na Europa. O SUV médio tem 4,180 m de comprimento, 1,765 m de largura, 1,590 m de altura e 2,560 m  de distância entre-eixos.



Toyota Yaris Cross tem 4,180 m de comprimento.

Toyota Yaris Cross tem 4,180 m de comprimento.

Foto: Toyota / Divulgação

No Brasil, o Toyota Yaris Cross terá uma versão com o sistema híbrido já utilizado no Corolla sedã e no Corolla Cross: motor 1.8 aspirado flex e dois motores elétricos, resultando numa potência combinada de 123 cv. O câmbio é automático e o sistema não é plug-in, ou seja, não pode ser carregado na tomada. A vantagem é um baixo consumo de combustível. Essa configuração deve conseguir uma autonomia superior a 20 km/l de gasolina na cidade.



Interior do Toyota Yaris Cross: minimalista.

Interior do Toyota Yaris Cross: minimalista.

Foto: Toyota / Divulgação

Uma dúvida sobre o futuro Yaris Cross é o motor a combustão. O carro é pequeno para usar o motor 2.0 de 177 cavalos do Corolla Cross. Isso exigiria trabalhos extras em suspensão, direção e freios. É mais provável que a Toyota opte por um motor menor, como o 1.5 aspirado de 110 cv do próprio Yaris nacional.



Na Ásia, Yaris Cross usa motor 1.5 híbrido.

Na Ásia, Yaris Cross usa motor 1.5 híbrido.

Foto: Toyota / Divulgação

Porém, como o Yaris Cross virá dentro de um novo pacote de investimentos da Toyota para o Brasil, é possível que o fabricante japonês anuncie também uma nova família de motores turbinados, mais eficiente, como o próprio 1.5 turbo de 3 cilindros que equipa o SUV compacto na Ásia. No Brasil, o Toyota Yaris Cross concorrerá com modelos como Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e Caoa Chery Tiggo 5X.   





Novo Corolla Cross: chegou o SUV da Toyota:

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here